domingo, 11 de abril de 2010

TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

Espaço Confinado é um lugar com dimensões reduzidas e de difícil acesso, sua entrada e saída são restritas, não são projetados para ocupação contínua, que devido a uma ventilação natural deficiente, pode apresentar uma atmosfera tóxica ou inflamável ou possuir uma atmosfera deficiente em oxigênio. Ainda que não pareça, são trabalhos verdadeiramente perigosos e muitas vezes imprevísiveis, pois suas condições atmosféricas podem mudar rapidamente.

Felizmente a frequência de acidentes em espaços confinados não é tão grande, se comparados a outro tipos de acidentes, porém seu potencial de risco é alto, podendo provocar uma reação em cadeia, onde um trabalhador vendo seu colega acidentado no interior do espaço confinado entra para resgatá-lo e se torna uma mais uma vítima.

Estatisticamente vemos que 36% das mortes no interior dos espaços confinados são por tentativas de resgate feita por trabalhadores bem intencionados, porém sem preparo.

Os espaços confinados no Brasil são regulamentados pelo Ministério do Trabalho, através da Norma Regulamentadora 33 - segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Comfinado e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, através das NBR 14.606 -Postos de Serviços - Entrada em Espaço Confinado e NBR 14.787 - Espaço Confinado - Prevenção de Acidentes, procedimentos e medidas de proteção.

Estas normas prevêem que as empresas classifiquem seus espaços confinados e que sejam treinados todos os trabalhadores que realizam trabalhos no interior dos espaços confinados. Devem ser treinados também os supervisores que permitem a entrada nos espaços confinados, bem como as empresas devem ter um Plano de Emergência e/ou uma equipe de resgate.



Nenhum comentário:

Postar um comentário